17 | 20
Responsabilidade Social
Ações Sociais

JBS cria Instituto e Escola Germinare inicia atividades em fevereiro de 2010

O Instituto JBS é o braço social do Grupo JBS e compartilha com a empresa os mesmos princípios, que consiste na busca permanente de inovar e empreender para construir uma sociedade mais justa, sempre dentro de parâmetros rigorosos de ética e de qualidade.

O principal objetivo do Instituto consiste em materializar ideias que sempre fizeram parte das preocupações dos fundadores da JBS. São dezenas de iniciativas desenvolvidas em todas as frentes da organização, em áreas como combate ao trabalho escravo, apoio a projetos comunitários, propostas de desenvolvimento sustentável, agora reunidas sob a gestão do Instituto JBS.

Em sua formalização, o Instituto JBS estenderá as suas ações principalmente para projetos educacionais, esfera que permite a transformação sustentada e permanente da realidade em que vivemos.

O primeiro desafio foi a concepção e o lançamento de uma Escola regular gratuita de Ensino Fundamental II e Ensino Médio que busca conjugar a excelência acadêmica com uma preparação que coloque os jovens diante dos problemas reais da vida. Não se trata de oferecer simplesmente vagas em uma escola tradicional, mas disseminar uma proposta educacional que reconheça e abra possibilidades para jovens de alto potencial que, de outra forma, não teriam condições de utilizar seus talentos para projetos mais ousados de vida.

Com o Instituto JBS os projetos sociais serão cada vez mais integrados e estrategicamente concebidos, de forma a multiplicar os resultados. Afinal, competência, seriedade, determinação devem estar presentes em todas as frentes de ação do Grupo JBS – e assim também será no campo da responsabilidade social.

O ponto de partida do Instituto JBS pode ser localizado em tempos diferentes, conforme a perspectiva que se adote. Por um lado, é possível dizer que os ideais do Instituto sempre estiveram presentes na história da JBS e, portanto, sua história remete à constituição e desenvolvimento da empresa, ao longo dos últimos 50 anos. Contudo, foi a partir do ano de 2009 que esse conjunto de valores e ações foi consolidado sob a figura do Instituto JBS, com o back-ground de um grupo empresarial sólido que tem na responsabilidade social uma de suas marcas.
É uma nova etapa de uma história promissora, construída no dia-a-dia, com a determinação, a franqueza e a simplicidade que sempre fizeram parte de DNA do Grupo. Como não poderia deixar de ser, o Instituto JBS compartilha das mesmas missões, crenças e valores do Grupo do qual faz parte.

Missão
"Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer também no campo da responsabilidade social, desenvolvendo projetos pautados pela inovação, pela qualidade e pela ética, que contribuam para a formação de uma sociedade educada, empreendedora e autodeterminada".

Crença
"Acreditamos que a capacidade de realização, inovação, empreendimento e liderança, imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais justa, requer a conjugação de diferentes habilidades, competências, valores e atitudes pessoais que podem e devem ser desenvolvidas, principalmente por meio da educação".

Valores
Planejamento - toda ação social (principalmente no campo educativo) deve pressupor um projeto que contenha intencionalidade, estudos prévios, procedimentos claros e avaliação.

Determinação - independente do contexto adverso, das condições externas, o poder de realizar depende antes de mais nada do indivíduo. Para o Instituto JBS, a determinação é uma qualidade a ser perseguida.

Disciplina - determinação e disciplina andam de mãos dadas. Disciplinar-se não é submeter-se. É acordar regras e cumpri-las, com orgulho, para o bem da coletividade.

Compromisso - acreditamos no valor da palavra, acima de tudo. Compromisso é o que leva as pessoas de uma organização a trabalharem juntas, pelos mesmos ideais.

Franqueza - porque a verdade deve ser a base de qualquer relação humana.

Simplicidade - uma das características principais do Grupo JBS é a simplicidade. Por mais que o Grupo se expanda, por mais que o Instituto diversifique suas ações, acreditamos que a sabedoria reside na simplicidade.

Respeito - acreditamos que disciplina, cooperação, organização não se conquistam por medo. Mas por respeito, que deve começar pelo respeito a si mesmo. Solidariedade - no mundo contemporâneo, onde o individualismo prevalece, o Instituto JBS acredita que o sentido de solidariedade deve presidir todas as ações que impactam na sociedade – sejam elas provenientes de empresas, institutos, de escolas ou quaisquer outras organizações humanas.

A Escola Germinare

A Escola Germinare é uma iniciativa social do Instituto JBS, que vê na Educação o principal instrumento de transformação de qualquer sociedade.

O objetivo fundamental da JBS é formar cidadãos muito bem preparados do ponto de vista acadêmico e humano, com repertório cultural amplo, valores éticos consolidados e atitudes positivas diante da vida e da sociedade.
Atendendo alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série) até a 3ª série do Ensino Médio, a Escola nasce com o desafio de disseminar a proposta de uma educação mais conectada com o mundo real, que conjugue a excelência acadêmica com um ensino que efetivamente prepare para a vida, e seja assim a plataforma de voo para centenas de jovens talentos que poderiam se perder por falta de oportunidades ou de uma educação adequada.

A Escola Germinare caracteriza-se como um projeto de inovação pedagógica, tanto no que se refere à forma de organizar e articular os conteúdos curriculares, nas diferentes disciplinas, como nas estratégias utilizadas para promover o encontro entre o conhecimento e as demandas do mundo real.

Assim, as aulas serão enriquecidas com didáticas envolventes, o uso intensivo das novas tecnologias, redes sociais e outros instrumentos que promovem a participação do aluno. Principalmente, os jovens terão acesso a um grande conjunto de vivências, oficinas, laboratórios, que lhes permita colocar o conhecimento e os valores em ação.

É o caso do projeto de empreendedorismo, realizado no Ensino Médio, e de Educação para o Consumo, no Ensino Fundamental, de estudos do meio diferentes, em ambientes produtivos, oficinas temáticas de fotografia, jornalismo, histórias em quadrinhos, arquitetura, enfim, diferentes estratégias que promovam a aprendizagem ativa, em produções concretas e fundamentadas do ponto de vista conceitual.

Além das experiências que encaminham a visão do aluno para fora do universo escolar, do foco profissional (mas sem se tornar um curso profissionalizante), vivências não-convencionais estão planejadas também no âmbito da construção de valores, sob a forma de projetos ligados a temas como educação sexual, prevenção ao uso de drogas, conscientização sobre o sexo seguro, gravidez precoce, bullying, resolução de conflitos, valores da cidadania, as questões importantes da sustentabilidade e da preservação ambiental, principalmente.

Em síntese, a Germinare trabalhará por um jovem que possua um conjunto equilibrado de conhecimentos, de habilidades pessoais, de referências, de experiências, que lhe permita ter sucesso no caminho que escolher. Embora não seja possível resumir uma proposta pedagógica complexa, pode-se dizer que o projeto pedagógico tem cinco grandes objetivos.
Inaugurada no dia 8 de fevereiro de 2010, a escola Germinare iniciou seu ano letivo com 180 alunos em sua sede, localizada na Grande São Paulo.

Para comemorar esta data tão especial, foi realizada uma cerimônia, que reuniu parceiros do projeto, imprensa, diretoria da escola, e contou ainda com a presença do técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardinho, que falou diretamente aos alunos sobre alguns dos valores que marcaram sua carreira e que refletem também os valores da Escola Germinare: disciplina, compromisso, planejamento, respeito e obstinação.

O aluno da Germinare, que disputou uma rigorosa seleção com 1, 5 mil candidatos já entrou no projeto como um vencedor. A participação em projetos de empreendedorismo e tecnologia é o grande diferencial da Escola Germinare. Com uma infraestrutura de alta tecnologia, a escola começa a funcionar com seis turmas de 30 alunos cada (três do 6º ano e três do 7º ano do ensino fundamental II). Com capacidade para 800 alunos, a instituição de ensino possui biblioteca informatizada, laboratórios completos e um ginásio poliesportivo. Sem precisar pagar mensalidade, os alunos do projeto recebem gratuitamente material escolar, alimentação e uniformes.

A Germinare vai trabalhar uma formação completa, aliando a educação regular à cidadã e o resgate da bagagem cultural, tudo ministrado por profissionais integrados. Será um ambiente do saber e de experimentações.
Para completar a semana de inauguração, a Escola abriu suas portas na terça-feira, 09/02, para os colaboradores da JBS sediados na Anhanguera em São Paulo. Além de conhecerem as instalações da Escola, os colaboradores assistiram a apresentação do Grupo Bate Lata, da Fundação Orsa. A Escola está de portas abertas para receber qualquer pessoa interessada em conhecer este projeto.
JBS © 2010. Todos os direitos reservados. | Contato | Powered by RIweb