8 | 20
Pontos Fortes e Vantagens Competitivas da Companhia

Os pontos fortes e vantagens competitivas da Companhia incluem:

Liderança de mercado, escala e reconhecimento de marca

A Companhia acredita ser a maior companhia de proteína do mundo e o maior produtor e exportador mundial de carne bovina com acesso a 100 países do globo. Adicionalmente, a Companhia acredita ser o segundo maior produtor de frango do mundo, o terceiro maior produtor de carne suína dos EUA e líder mundial no processamento de couro. A Companhia acredita que sua posição de liderança no mundo lhe permitirá aproveitar oportunidades de mercado, possibilitando expandir os seus negócios e aumentar sua participação nos mercados doméstico e internacional. A escala produtiva da Companhia lhe permite otimizar sua produção e diluir seus custos fixos, o que a Companhia acredita proporcionar uma rentabilidade maior em relação aos seus competidores locais e globais. As marcas da Companhia incluem, no Brasil: “Friboi”, “Swift”, “Bertin”, “Maturatta”, “Organic Beef”, “Anglo”, “Mouran”, “Apeti”, “Grill”, “Vigor”, “Leco”, “Danúbio”, “Faixa Azul”, “Serrabella”, “Bracol” e “Super Flor”, nos EUA: “Swift”, “Swift Premium”, “1855”, “Pilgrim’s Pride” e “Gold Kist”, na Australia: “AMH”, “Aberdeen”, “Pure Prime”, “Royal”, “Tasman Meats”, “King Island Beef”, “Longford”, “Seatle Meat”, na Argentina: “Swift”, “Cabaña Las Lilas”, “Plate” e “La Blanca”, e na Itália: “Montana”, “Inalca” e “Ibise”. A Companhia acredita que suas marcas são amplamente reconhecidas como símbolos de qualidade nos mercados em que são comercializadas, o que lhe permite manter e ampliar sua liderança.

Modelo de negócio diversificado com alcance global

O negócio da Companhia é bastante diversificado, pois a Companhia produz e distribui uma ampla gama de produtos protéicos para diversas localidades por meio de inúmeros canais de distribuição.

  • Oferta diversificada de proteínas. A Companhia vende produtos de carne bovina, suína, de frango, de cordeiro e carneiro. Além disso, a Companhia produz produtos lácteos e derivados. A diversificação de vendas de produtos protéicos da Companhia proporciona a oportunidade de realizar venda cruzada (cross selling) para seus clientes, além de mitigar os principais riscos típicos do setor, tais como ciclos,  doenças específicas a certas espécies e às mudanças das preferências do consumidor. Em conseqüência, a Companhia acredita que seu amplo portfólio de produtos protéicos é uma proteção adicional contra riscos de sua indústria.

  • Distribuição geográfica da produção. As plataformas de processamento da Companhia situadas nos principais países produtores de carne bovina do mundo lhe proporcionam diversificação geográfica e flexibilidade operacional suficientes para atender a demanda de seus clientes, independentemente das condições de mercado e das restrições sanitárias. Este fato permite à Companhia mitigar riscos de restrições de exportação de carne in natura causados por eventuais problemas fitossanitários (tais como BSE e febre aftosa).  Como exemplo, em 2005, com o surto de febre aftosa no Brasil e a conseqüente restrição de vários países à carne brasileira, a Companhia utilizou sua plataforma de produção na Argentina para suprir a demanda por carne até a suspensão das restrições. Atualmente, a Companhia está utilizando suas plataformas de produção no Uruguai, Paraguai e Austrália para suprir a demanda européia por conta das restrições européias impostas tendo em vista problemas de rastreamento no Brasil.

  • Diversificação da rede de vendas e de distribuição.
    A Companhia é beneficiada por sua rede diversificada de vendas e distribuição, que inclui varejistas nacionais e regionais (inclusive cadeias de supermercados, mercearias e distribuidores), processadores (incluindo os fabricantes de toucinho, linguiças e frios), mercados internacionais e o setor de food service (inclusive distribuidores de food service, que servem cadeias de restaurantes, hotéis e outros clientes institucionais). A Companhia vende seus produtos para mais de 200.000 clientes no mundo todo, sendo que nenhum cliente individualmente foi responsável por mais de 2,0% de sua receita líquida de vendas em 2009. Esse grau de diversificação reduz a dependência da Companhia a qualquer mercado ou cliente e lhe proporciona várias formas de crescimento potencial.

  • Diversificação das exportações.
    A Companhia é o maior exportador de carne bovina do mundo e vende seus produtos em mais de 100 países localizados nos seis continentes. Ao todo, as exportações da Companhia corresponderam a aproximadamente 23,0% de suas vendas de 2009. A diversificação geográfica da Companhia lhe permite reduzir a exposição à qualquer mercado individualmente e, da mesma forma, ter acesso a todos os mercados exportadores. Além disso, o acesso a mercados internacionais potencializa a geração de retorno, pois diversos dos produtos de exportação da Companhia, tais como cortes dianteiros, língua, coração, rim e outros miúdos, geram maior demanda e precificação em mercados externos, em particular na Ásia e Oriente Médio.

Histórico de sucesso em aquisições

A Companhia tem um sólido histórico de sucesso em aquisições e integração de empresas adquiridas. Nos últimos 15 anos, a Companhia realizou mais de 30 aquisições. Além disso, a Companhia tem histórico de sucesso em recuperação de empresas deficitárias, comprovado com a aquisição e recuperação da Swift nos EUA. Após a oferta pública inicial de ações da Companhia no Brasil em março de 2007, a Companhia adquiriu a Swift, Inalca, Smithfield, Five Rivers, Tasman, Pilgrim’s Pride e a Bertin, dentre outras, o que aumentou sua receita líquida de R$ 4.301,7 milhões em 2006 para R$ 55.223,6 milhões em 2009 e seu EBITDA de R$ 547,8 milhões para R$ 3.058 milhões no mesmo período. Esse histórico de sucesso transformou a Companhia na maior empresa de proteínas do mundo e a Companhia acredita que em razão de sua liderança, escala, solidez financeira e experiência na execução de aquisições e integração de empresas adquiridas, estará bem posicionada para atuar como um dos principais agentes na consolidação da indústria de alimentos no mundo.

Administração experiente e especializada no setor

A equipe de administradores da Companhia, focada em crescimento, possui profundo conhecimento do setor de produção de carne bovina, suínas e de frango, alguns deles possuindo mais de 20 anos de experiência na administração da Companhia ou atuando no setor. A Administração é um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das vendas, otimização de operações, integração de recentes aquisições, transformando a Companhia em um dos principais players da indústria de alimentos no mundo.

Liderança nos principais mercados em que atua

JBS © 2010. Todos os direitos reservados. | Contato | Powered by RIweb