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Plataforma de distribuição com acesso aos principais mercados
Faz parte da estrutura da Companhia uma rede própria de unidades de apoio logístico para a distribuição dos produtos, que contribuem para o controle de custos operacionais. A rede está assim constituída:
  • 16 Centros de distribuição - Brasil
  • 9 Centros de distribuição - EUA
  • 5 Centros de distribuição - Austrália
  • 22 Centros de distribuição – EUA, México e Porto Rico - Unidade de Negócios Frango
  • 2 Centros de distribuição – Itália
  • 2 Centros de distribuição – Angola
  • 1 Centro de distribuição – Argélia
  • 1 Centro de distribuição – Congo
  • 1 Centro de distribuição – República Democrática do Congo
  • 1 Centro de distribuição – Rússia
  • subsidiárias no Chile, Egito, Inglaterra, Japão, Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e China, responsáveis pela distribuição e comercialização nesses países.

Distribuição e Transporte nos Estados Unidos e Austrália (JBS USA) e Pilgrim’s Pride

A distribuição varia segundo o tipo de produto. A JBS USA arrenda sete unidades de distribuição localizadas em Nova Jersey, Illinois, Flórida, Nebraska, Arizona, Colorado e Texas e cinco unidades de comercialização/distribuição na Austrália. Essas unidades de distribuição ficam estrategicamente situadas próximas a algumas das unidades da JBS USA. A JBS USA também vende seus produtos para distribuidores de alimentos que futuramente distribuirão tais produtos para restaurantes e cadeias de hotéis e outros clientes. Estes distribuidores de alimentos compram os produtos da JBS USA tanto das unidades de produção como das atuais unidades de distribuição da JBS USA.

A Pilgrim’s Pride atualmente detém cinco centros de distribuição nos Estados Unidos, dezesseis centros de distribuição no México e um centro de distribuição em Porto Rico. Os centros de distribuição regionais da Pilgrim’s Pride localizados no Arizona, Texas e Utah têm o foco principalmente na distribuição de seus próprios produtos de frango. Entretanto, os centros de distribuição também distribuem certos produtos de frango, e sem ser de frango, comprados de terceiros para mercearias independentes e restaurantes de fast-food. Os negócios de distribuição de produtos não relacionados a frangos próprios da Pilgrim’s Pride são conduzidos como uma acomodação para seus clientes e para atingir maiores economias de escala na logística de distribuição.   

A JBS USA possui ou arrenda nos Estados Unidos e Austrália aproximadamente 600 caminhões especialmente equipados para o transporte de matérias-primas e produtos acabados. Além disso, a JBS USA recentemente firmou contrato de arrendamento de mais 400 caminhões, que já começaram a ser entregues. A JBS USA também utiliza transportadoras de terceiros que fornecem à JBS USA caminhões adicionais para o transporte de matérias-primas e produtos finais. O custo do combustível diesel não é um custo significativo em virtude de o custo de combustível ser, em geral, arcado pelo cliente, e dessa forma é “repassado” para o comprador das mercadorias acabadas. A JBS USA não tem contratos de longo prazo para comprar diesel em virtude de comprar a maior parte do combustível para seus caminhões nos postos de combustível ao longo do sistema nacional de rodovias.

A Pilgrim’s Pride atualmente possui ou arrenda cerca de 1.300 tratores e 2.600 carretas, que são usadas para o transporte de filhotes das incubadoras e de ração aos criadores contratados e de frangos dos criadores contratados para as unidades de processamento.

Distribuição e Transporte no Brasil

A Companhia comercializa seus produtos através de diversos canais de distribuição, incluindo varejistas nacionais e regionais, armazéns, lojas, distribuidores e atacadistas, processadores de alimentos, mercados internacionais, indústria de serviços alimentícios, incluindo distribuidores de serviço alimentício, fast food, cadeias de restaurantes e hotéis.

A Companhia distribui seus produtos, tanto diretamente, a partir de suas unidades, bem como através de seus dois centros de distribuição localizados no estado de São Paulo, os quais permitem acesso ao mercado nacional. No mercado interno, a Companhia distribui seus produtos através de equipes de vendas regionais e de representantes, sendo que o transporte dos produtos da Companhia até os clientes é realizado através de transportadoras terceirizadas.

Para facilitar a logística de exportação, a Companhia completou a construção de um pátio de contêineres localizado em Cubatão, São Paulo (perto do porto de Santos, o maior porto da América Latina), adquirido em outubro de 2007. Tal pátio de contêineres tem uma area total de aproximadamente 30 mil metros quadrados, incluindo um prédio de escritório e areas de contêineres e outras instalações que podem (i) receber e estocar até 240 contêineres cheios (até 6.000 mil toneladas de carne) e até 600 contêineres vazios; e (ii) acomodar até 80 caminhões carregados. Referido pátio opera como um depósito de cargas, de modo que os contêineres da Companhia possam ser descarregados de seus caminhões no terminal (liberando esses caminhões para realizar mais entregas para o terminal) e carregados em outros caminhões que transpostam produtos da Companhia dos contêineres para embarcações.
O transporte do gado dos criadores até as plantas de abate da Companhia no Brasil é realizado através de uma frota própria de 691 caminhões de dois pavimentos e também por uma frota de terceiros. Ademais, a Companhia possui 368 caminhões no Brasil dedicados ao transporte dos seus produtos para exportação, o que, em conjunto com o pátio de contêineres da Companhia localizado próximo ao porto de Santos, proporciona à Companhia alta eficiência logística. A Companhia possui uma rede de distribuição direta volta da ao pequeno varejo e ao consumidor final composta por uma frota de 713 vans.

Distribuição e Transporte nas demais localidades

No mercado externo, a Companhia mantém equipes de vendas em alguns países através de suas subsidiárias localizadas no Chile, Egito, Estados Unidos, Inglaterra e Rússia, que funcionam como distribuidores dos produtos da Companhia naqueles países. Tais escritórios, por estarem mais próximos aos clientes finais, prestam um serviço mais eficiente e customizado aos hábitos culturais e de consumo de cada um desses mercados.

Os produtos da Companhia destinados para o mercado externo são transportados das plantas da Companhia até os portos do país por meio de uma frota própria de caminhões especialmente dimensionados para o transporte de contêineres. Com o intuito de facilitar a logística de exportação, a Companhia possui um pátio de contêineres localizado próximo ao porto de Santos, Estado de São Paulo. Esse pátio funciona como um entreposto de carga para que os caminhões da frota da Companhia façam o desembarque dos contêineres e os caminhões que prestam serviços para os transportadores marítimos retirem os contêineres no pátio da Companhia.
A Companhia tem aproximadamente 200 mil clientes em sua base, sendo que,deste total, são clientes ativos, incluindo-se clientes varejistas e atacadistas.
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